HISTÓRIA DA ÁFRICA, CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NO BRASIL


Tomando por referência o estudo do capítulo “Brasil Africano: o desafio da igualdade” analise as afirmações a seguir:

 

I – O Brasil foi um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão e esse é um fator que contribui para a permanência das desigualdades sociais entre negros e brancos.

II – Pesquisas apontam que as diferenças genéticas entre brancos e negros é mínima, o que justifica a inexistência de discriminação racial no Brasil.

III – Nos anos 1970, o Movimento Negro passou a denunciar que a sociedade brasileira não foi capaz de resolver a desigualdade econômica e os problemas de discriminação racial.

IV – A teoria da democracia racial contribuiu de forma efetiva para que a segregação racial fosse legalmente estabelecida no Brasil.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I e IV.


I e III.


II e III.


I, III e IV.


I, II e III.

Considerando o tipo de atuação europeia que se deu na costa da África, por onde passou a organização do tráfico de escravos nos séculos XVI ao XIX, marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas seguintes:

 

(   ) não se baseou na conquista e na dominação direta dos povos africanos, mas baseou-se no comércio, por meio do qual os europeus procuravam estabelecer alianças políticas e acordos comerciais com os povos do continente africano, procurando obter os escravos.

(   ) se fundamentava no estabelecimento de pactos e alianças firmados entre os chefes locais africanos e os mercadores europeus.

(   ) a experiência e a capacidade de navegação dos europeus foram os fatores determinantes na formação do mundo atlântico.

(   ) foi por volta da metade do século XVI que o Mundo Atlântico começou a tomar forma, a partir de quando os navegadores europeus estabeleceram um sistema de navegação que uniu a Europa, a África e as Américas em um sistema único de comércio baseado no tráfico de escravos.

 

Agora assinale a alternativa contendo a sequência correta:

 


V V V V


V F F V


F F F F


F V F V


V V V F

Após refletir sobre os povos e etnias que ocupam o território africano, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

 

(   ) A região dos Soninkés era muito rica em ouro que, depois de extraído, era comercializado através do intenso fluxo comercial mantido pelos povos do Saara. Por isso, os soninkés são considerados o grupo principal atrelado ao sucesso do chamado Império do Gana. Habitantes da região sul do deserto do Saara, curiosamente, devem ser situados a certa distância de Gana atual (estado-nação).

(   ) Os Maoris são um povo que se radicou no Golfo de Benim e que vivem da cata de mariscos e cultivo de arroz em regiões alagadiças. Pacíficos, acabaram suplantados pelos Sonikés durante a expansão do comércio saariano.

(   ) Tendo como área de ocupação um território que abrange os atuais Nigéria, Benim e Gana, Iorubá agrega vários povos que pertencem a um mesmo tronco linguístico, além de possuírem traços culturais muito semelhantes. De hábitos, predominantemente, urbanos, sua cidade de maior destaque deu origem ao reino sagrado Ilê-Ifé.

(   ) Bantus refere-se à uma grande nação linguística; um grande grupo formado por diversas etnias e povos (mais de 300 subgrupos) que possuíam o mesmo tronco linguístico e que habitavam a porção noroeste do continente (do Sudão até a África do Sul; de Camarões até as Ilhas Comores – dentro desses limites encontraremos, ainda, significativa população bantu e é onde ocorreu seu desenvolvimento civilizatório).

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


F; F; F; F.


V; V; F; V.


V; V; F; F.


V; F; V; V.


V; V; V; V.

Leia atentamente o trecho abaixo:

Torna-se importante esclarecermos que não existe raça indígena, assim como não há raça branca, negra ou superior. O que há é uma representação social de raça que foi adotada estrategicamente em certos momentos históricos. (MARÇAL, J. A. Educação escolar das relações étnico-raciais. Intersaberes, 2015, p. 18)

 

Quanto à afirmativa acima, é correto afirmar que o conceito de raça foi utilizado para:


Valorizar os aspectos multiculturais dos diversos povos.


Desconstruir a dicotomia existente entre povos “superiores” e “inferiores”.


Reforçar a ideologia da igualdade de raças.


Conhecer mais profundamente os diferentes tipos humanos.


Servir como instrumento político de dominação.

O documento da Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas, adotado pela ONU em 2007, foi um importante marco dos direitos humanos, destinado a corrigir as situações de marginalização e discriminação contra as sociedades indígenas de todo o mundo. Sobre esse conjunto de reivindicações que busca melhorar as relações dos povos indígenas, destacamse:

 

I – Direito de determinar livremente seu status político e perseguir livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural.

II – Direito de manter seus próprios meios de comunicação em suas línguas.

III – Direito de serem adequadamente consultados antes da adoção de medidas legislativas ou administrativas de qualquer natureza.

IV – Direito à reparação de qualquer propriedade cultural, intelectual, religiosa ou espiritual subtraída sem consentimento prévio informado.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


I, II, III e IV.

A luta pela garantia de direitos para a população negra data e longa época, porém o Brasil não se reconhecia como país racista e tal postura dificultou a implementação de políticas públicas que visassem à correção da desigualdade entre negros, pardos e brancos. Qual foi o marco histórico que tornou possível ao Brasil reconhecera desigualdade racial no país e justificou a adoção de medidas de ação afirmativa?

 


A luta do povo negro e o fortalecimento dos movimentos sociais na década de 1980.


O estabelecimento de uma política de cotas para as universidades federais, com a Lei n. 12.711/2012.


A aprovação da Lei n. 10.639/2003, que estabelece o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica.


A Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em 2001.


A criação do Estatuto da Igualdade Racial, Lei n. 12.288/2010, destinada à defesa dos direitos étnicos individuais.

Leia atentamente o trecho abaixo: Na realidade, a história está onipresente. Está presente, primeiro, moldando unidades e culturas novas, cuja homogeneidade reside em grande parte numa trajetória compartilhada (...). (CUNHA, M. C. Introdução a uma história indígena. FAPESP, 1992). Através do trecho acima e dos estudos realizados, é correto afirmar que as sociedades indígenas:

 


vão se moldando com novas formas de convivência através do tempo.


estão ainda no mesmo estágio do período cabralino, ou seja, do período da "descoberta" do Brasil.


são povos sem história e sem cultura civilizada.


conhecem pouco de outras culturas e não interagem com outros povos.


mudam rapidamente os seus costumes, não respeitando as tradições culturais.

A longa trajetória de luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas trouxe um amadurecimento desses povos e seus representantes, que hoje se estruturam, a partir dos movimentos indígenas. O principal aspecto que difere as “políticas indígenas” das “políticas indigenistas” é que aquelas são criadas:

 


pelo Governo Federal.


pelos próprios índios.


por organizações não-governamentais.


por grupos religiosos animistas.


pelo SPI e a Funai.

Leia atentamente o trecho abaixo:

Na realidade, a história está onipresente. Está presente, primeiro, moldando unidades e culturas novas, cuja homogeneidade reside em grande parte numa trajetória compartilhada. (Cunha, Manuela Carneiro da. Introdução a uma história indígena. SP: FAPESP, 1992).

 

A partir da citação e dos estudos realizados, é correto afirmar que as sociedades indígenas na atualidade:

 


são povos sem história, sem cultura e sem desenvolvimento tecnológico.


preservaram alguns modos de vida integrados à sociedade brasileira.


vivem no mesmo estágio atrasado e primitivo, sem qualquer interação.


sofreram um intenso processo de aculturação e assimilação da cultura ocidental.


permanecem isoladas de outras culturas para manter sua identidade.

Quanto ao ensino de cultura africana na educação básica brasileira, julgue as afirmativas a seguir:

 

I - Desde o início da vigência da Lei nº 10.639, em 2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio.

II - Graças aos esforços do MEC, a maioria dos alunos conhece bem a contribuição históricosocial dos descendentes de africanos ao país.

III - A lei foi implementada de maneira a abarcar todos os alunos e professores. Trata-se de uma legislação que não deixa lacunas pedagógicas ou institucionais.

IV - A Lei nº 10.639/2003 acrescentou à Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB) dois artigos: 26-A e 79-B. O primeiro estabelece o ensino sobre cultura e história afrobrasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em:

 


II e III.


I e III.


I e IV.


I e II.


I, II e IV.

Páginas: 1234567